A Electronic Art conseguiu nesta geração, com os jogos da série FIFA, se tornar líder dentro do mercado de jogos virtuais de futebol. O conjunto de uma nova engine que garantia uma jogabilidade simulada com uma enorme variedade de modos de jogo e times, fez com que os fanáticos jogadores da série Pro Evolution Soccer, na geração do PlayStation 2, migrassem para a série.
Mas, depois de se consolidar na liderança, ainda faltavam aspectos do jogo que deveriam ser melhorados e com FIFA 13, a Electronic Arts mostrou que sabia todos os defeitos da série. FIFA 13 trouxe boas novidades dentro de campo, mas enormes mudanças na estrutura do jogo, modos de jogo e interface com o usuário, tornando a experiência FIFA ainda melhor.
Finalmente a Electronic Arts voltou a olhar para o Brasil. O jogo foi totalmente traduzido para o nosso idioma e a narração das partidas também está em português. A produtora escolheu os globais Tiago Leifert (Apresentador do Globo Esporte em São Paulo) e Caio Ribeiro (Ex-jogador e atual comentarista) para narrar e comentar as partidas do jogo. A escolha não poderia ter sido melhor, visto que Tiago Leifert é jogador fanático de FIFA, o que colaborou muito na adaptação de frases e termos da narração.
Não, a voz de Tiago Leifert não é a melhor do mundo e em alguns momentos estranha pelo seu tom agudo, mas isso deixa de fazer diferença quando divertidos e interessantes comentários são realizados durante a partida. O aspecto mais legal é que os narradores deixam claro que estão narrando uma partida de futebol virtual e com isso se permitem fazer brincadeiras e comentários que agregam ao jogo. Ou seja, se você está jogando o modo Ultimate Team, existirão comentários criados especificamente para este modo de jogo, o mesmo acontece no modo Carreira, no modo Online e nos modos de Exibição. É verdade que a narração ainda não está no mesmo nível na feita pelos britânicos, principalmente pela falta de palavras e nomes de jogadores, mas já é um início muito acima do esperado.
Tendo isso em mente, podemos confirmar que o jogo possui um ambiente mais confortável para nós, pois podemos ler e ouvir tudo em nosso idioma. Mas, e como ficou a jogabilidade dentro dos gramados com as novidades deste ano?
Em FIFA 13 a Electronic Arts introduziu na série o 1st Touch Control, ou controle de primeira bola, um mecanismo que influencia diretamente no domínio de bola dos jogadores. Com isso, cada jogador do jogo terá um domínio de bola diferente de acordo com a situação de jogo, velocidade, altura e força da bola. Passes ruins se tornaram mais complicados de serem dominados, permitindo que o time adversário roube a bola de forma mais natural. Em teoria, é um sistema incrível e na prática ele não faz feio, pois as jogadas se tornam menos robóticas, visto que nunca sabemos ao certo como será a sua sequência. Somado a isso, a produtora criou uma nova inteligência artificial para o jogo, chamada de Attack Intelligence, que faz com que os jogadores se posicionem melhor para dar mais chances ao ataque contra e defesa adversária. Outro ponto que sofreu melhoras é o sistema de dribles, totalmente baseado em Lionel Messi, o novo garoto propaganda do jogo. Este sistema da mais liberdade ao jogador, que poderá tentar driblar um marcador e fugir da marcação de uma forma mais precisa.
A jogabilidade de FIFA 12 era excelente, mas as novidades apresentadas em FIFA 13 criaram um novo patamar aos jogos de futebol virtual, consolidando a série ainda mais na liderança da categoria. A única mancada é que nem todos os times nacionais estão 100% licenciados no jogo e também não temos nenhum estádio brasileiro, mas torcemos que com a chegada da Copa do Mundo de 2014 e os novos estádios, estes sejam incluídos no jogo.
Mas vamos começar pelo novo modo de Exibição. Isso mesmo, as partidas amistosas ganharam um ambiente totalmente novo. Quando conectado nos servidores da EA, você receberá atualizações dos elencos em tempo real (o antigo Live Season, que agora é grátis) e ao jogar uma partida amistosa, terá seu elenco atualizado de acordo com o desempenho dos jogadores em sua última partida de verdade. A escalação e formação de cada equipe também é atualizada, bem como os comentários na narração, o que cria um jogo “de verdade”.
FIFA 13 também ganhou um novo modo de Treinamentos, composto de diversos mini jogos, os mesmos que podem ser praticados durante o período que o jogo está lendo as informações antes de uma partida. Apesar de não ensinar ao novato todos os segredos do jogo, ele consegue passar o básico e ao mesmo tempo divertir e desafiar o jogador. Me peguei brincando no mini jogo de lançamento de bolas por mais de meia hora, ou seja, você poderá facilmente se perder em desafios “bobinhos”.
O Ultimate Team, o modo de jogo que mistura cartas e futebol, ganhou uma interface totalmente nova e agora ficou mais fácil gerenciar o seu time, procurar partidas e campeonatos online, participar de leilões por jogadores e acessar a loja online do jogo. Mas, se não bastasse a mudança da interface, a EA levou o mode do jogo para o browser e agora, pelo seu computador ou celular, você pode gerenciar o seu time e suas ofertas.
Os viciados no Ultimate Team agradecerão de joelhos as mudanças, que tornaram o processo de compra de novos pacotes de jogadores mais rápido, bem como a gestão do time como um todo. Mas, talvez a mudança no Ultimate Team que mais tenha me agradado, foi a criação de Temporadas Online. Assim como no modo de Temporadas, as partidas online rankeadas ganharam muito mais sentido, visto que você busca vitória, dinheiro e pontos para subir de série.
Todavia, a dificuldade do modo permanece igual. Se você deseja montar um time muito bom, terá que gastar centenas de horas ou dezenas de dólares em pacotes de jogadores. Se você optar pelo caminho mais longo, prepare-se para uma incrível quantidade de partidas com times péssimos, jogadores bizarros e adversários ainda piores. Mas, se você optar pelo caminho mais rápido, não se surpreenda com a sua fatura do cartão de crédito.
Já o modo Carreira sofreu mudanças drásticas. Se antigamente você poderia criar um jogador personalizado e comandar uma equipe, agora você tem apenas uma das duas opções. Ou você começa jogando como um jogador profissional que busca o sucesso, ou você é um técnico de uma equipe. Eu optei pelo modo de jogador profissional, visto que ele permite que você se aposente a qualquer hora e se torne um técnico profissional, vislumbrando jogar muitas temporadas como jogador e muitas outras como técnico.
No primeiro momento, me senti extremamente frustrado. Como um novo talento de 17 anos nunca era utilizado no meu time de coração e passei uma temporada inteira fora do banco de reservas. Depois, fui emprestado para um fraco time da liga dinamarquesa, que me colocou como titular e permitiu que eu ganhasse experiência. Jogando praticamente todos os jogos da liga e da copa, pude completar os accomplishments, que também foram totalmente renovados, deixando de ser um jogador péssimo e me transformando em um jogador medíocre. Depois de mais uma temporada, meu contrato de empréstimo foi renovado com o mesmo time da Dinamarca e a minha intenção é continuar crescendo cada vez mais para voltar ao meu clube de coração, ganhar títulos e depois chegar aos melhores times da Europa e Seleção. O maior problema é que este é um caminho muito longo, de pelo menos cinco ou seis temporadas, visto que os accomplishments não são fáceis e tendenciosos como antigamente, onde era possível enganar o jogo e rapidamente criar um super jogador.
O modo Temporadas também trouxe algumas novidades, a começar pela separação do modo online. Agora, Temporadas é um modo único e de rápido acesso no menu do jogo. A sua ideia continua a mesma, escolha um time de sua preferência e enfrente um adversário online com um time similar, some pontos e suba de série. É o modo mais divertido e de mais rápido retorno, visto que com menos de 30 jogos já é possível estar nas séries mais altas. Entretanto, ele também é o mais desafiador dos modos, visto que você terá que enfrentar excelentes jogadores para subir ou pelo menos se manter na mesma série. Talvez a mudança mais interessante não tenha sido muito notada pelos jogadores e está ligada ao gerenciamento das equipes utilizadas nos jogos. Digamos que você joga com o Real Madrid em uma formação personalizada, depois de personaliza-la é que você vai procurar um oponente e agora esta sua tática fica salva como padrão, ou seja, é muito mais rápido e fácil jogar online, pois basta editar apenas uma vez a sua equipe.
FIFA 13 ainda conta com muitos outros modos de jogo, já presentes nos jogos anteriores, dando diversas possibilidades de partidas e campeonatos online e offline. Mas, para não tornar esta análise um livro, prefiro me resumir dizendo apenas que o que era bom, continua sendo bom.
Fonte: http://www.gamegen.com.br
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