The Walking Dead (o jogo não a série) é, sem dúvida alguma, umas das mais famosas franquias da atualidade. Publicada desde 2003 no formato de Histórias em Quadrinhos, a história escrita por Robert Kirkman ganhou popularidade com tempo, tendo hoje uma série de TV com mesmo nome, que já se tornou um sucesso mundial. Agora chegou a vez dos videogames receberem a sua versão.
Primeiramente esqueça todos os jogos com zumbis que você já jogou na vida. Esse não é um jogo de ação onde militares altamente treinados exterminam hordas de mortos-vivos ou muito menos um clássico survival-horror. Produzido pela Telltale Games, The Walking Dead: The Game é um jogo centrado em diálogos com terceiros, exploração de cenários e quebra-cabeças. É um adventure dividido em cinco episódios, assim como o mais recente título da produtora, Back to the Future.
Aqui você não estará na pele do policial Rick Grimes (protagonista tanto das HQs quanto da Série de TV), e sim na pele de um novo protagonista: Lee Everett, um professor que aparentemente foi condenado por algum crime e está sendo transportado em uma viatura.
Assim como Back to the Future, em The Walking Dead você passará a maior parte do tempo dialogando com outros personagens, mas o grande diferencial é que cada palavra que você disser será lembrada pelas outras pessoas e isso poderá influenciar a opinião delas a seu respeito e até mesmo a respeito dos outros membros do seu grupo. E em cada opção de diálogo há uma barrinha que indica o tempo que você tem para responder. Isso torna o jogo muito mais tenso, já que você deve tomar decisões difíceis, ou escolher lados, em um curto espaço de tempo. E quanto mais frenética e tensa for a discussão entre o grupo, ou quanto mais for complicada a situação, menos tempo você terá para fazer uma escolha, e muitas vezes isso poderá custar a vida das pessoas ao seu redor. Esse novo mecanismo permite que o jogador se sinta com se estivesse no lugar do protagonista, pois a liberdade de escolha nos diálogos é incrível, o que lhe permite criar laços de amizades com alguns personagens, ou mesmo rivalidade.
Os gráficos também não deixam a desejar. O jogo possui um visual cartunesco, lembrando muito as HQs, o que irá agradar muitos os fãs de longa data da série. Mas muitas vezes você irá matar o mesmo zumbi várias vezes, pois todos eles são praticamente iguais, com exceção dos que aprecem em lugares ou situações marcantes. E para um jogo centrado no diálogo, a dublagem se apresenta de forma muito convincente e bem produzida, o que permite ao jogador saber como que cada personagem está se sentindo no momento.
O enredo de The Walking Dead também é fantástico, capaz de lhe prender na frente da televisão durante horas, pois todo momento há uma reviravolta: personagens morrem, outros aparecem, zumbis atacam. Até que você começa a sentir que não há mais lugares seguros no mundo, então uma nova esperança surge. Simplesmente incrível. E ,com exceção do 5º Episódio, os outros possuem uma longa duração, de aproximadamente 3 horas, então se prepare para jogar e não ver o tempo passar, pois você não irá jogar outro jogo até saber o que acontecerá com o grupo de Lee.
Mas infelizmente nem tudo são flores e jogo também possui os seus defeitos. Em certas partes será necessário explorar o cenário, e isso pode se tornar entediante devido à lenta movimentação que o seu personagem possui, já que não há a opção de correr. E falando em movimentação, ela se mostra defeituosa e pouco intuitiva, então se prepare para ver Lee andando contra a parede muitas vezes durante o jogo. E se a trama dos quatro primeiros episódios é intensa e te prende à TV com a ansiedade de saber o que está por vir, a do último episódio sai completamente do contexto de sobrevivência e agradará a poucos. Além de ser curto, todos as escolhas feitas nos primeiros episódios se tornarão inúteis, e de um jeito ou de outro, elas te levarão a um mesmo final, que, diga-se de passagem, não é o que todos esperavam de um jogo que se mostrara tão envolvente até então.
Mas apesar de um final mal elaborado e de seus problemas na movimentação, as qualidades de jogo se sobressaem aos defeitos, pois é um dos poucos que possuem personagens tão carismáticos que envolvem o jogador de tal maneira, que você provavelmente se pegará refletindo a respeito da morte alguns deles. A Telltale Games conseguiu produzir um belo jogo e que retrata muito bem o universo tenso de The Walking Dead, onde escolhas difíceis são tomadas a todo o momento e a morte é uma constante.
Curta também o trailer de The Walking Dead:
0 comentários:
Postar um comentário