Mas, independente das decisões da Microsoft, finalmente nos podemos ver o DualShock 4, o controle do PlayStation 4. O DualShock 4 é o primeiro controle da empresa a receber grandes mudanças desde o lançamento do PlayStation One e para a nossa alegria, estas mudanças são simplesmente fantásticas.
O DualShock 4 é maior que o DualShock 3, mas esta diferença só dá para perceber quando colocamos os controles lado a lado. Na mão, o DualShock 4 não parecer ser maior, pelo contrário, graças ao seu design mais moderno e melhor empunhadura, fica mais fácil de alcançar os botões. O DualShock 4 conta com um painel touch screen e, que também funciona como o botão Start, visto que ele pode ser clicado a qualquer momento e tal ação fazia o menu principal do jogo aparecer. O controle também conta com um botão de opções e outro de compartilhamento e este segundo estava desativado na BGS, visto que todos os PlayStation 4 presentes no evento são consoles de teste, sem o sistema operacional completo instalado.
Mas, a grande novidade, aquela que será sentida por todos os jogadores, é a mudança nos botões L2 e R2. Os gatilhos finalmente são gatilhos, menores e mais leves, que facilitam o controle do jogador em praticamente todos os jogos. Atirar em Killzone: Shadow Fall é espetacular, acelerar em DriveClub é mais fácil, comandar sua equipe a bordo de um navio pirata em Assassin’s Creed IV: Black Flag, também ficou mais fácil. A verdade é que esta mudança é a que mais influencia a dia a dia do jogador e sem dúvida, é a melhor novidade do controle.
Outra grande novidade que merece destaque são os dois novos analógicos, que agora ganharam um novo design que proporciona maior firmeza ao jogador, visto que os dedos se encaixam perfeitamente. Já a luz de indicação, presente na parte traseira do controle e que sinalizam os jogadores – são quatro cores ao total, não podem ser notadas enquanto você está segurando o controle, compenetrado em um jogo. Por enquanto, ela só serve para deixar o controle mais colorido.
Devido as limitações nas demonstrações presentes no evento, não foi possível testar a praticidade do sistema de compartilhamento. Acessar o novo botão é fácil e em poucos minutos você se acostuma com sua localização, resta saber se a interface de compartilhamento será rápida e fácil de ser utilizada.
As primeiras impressões do controle são as melhores possíveis, um design mais bacana, materiais de qualidade, botões ajustados pensando no jogador, novas tecnologias e pouco peso. Sem dúvida, de muito longe, é o melhor controle já criado pela Sony e faz você ficar frustrado em segurar um DualShock 3.
Gamegeneration